Turismo

Barragem de Ribeiradio

O aproveitamento hidroeléctrico de Ribeiradio - Ermida tem como finalidade principal a produção de energia hidroeléctrica. Garante ainda os volumes necessários para o abastecimento público, industrial e rega, tanto a jusante do aproveitamento como a partir das albufeiras que foram criadas (Ribeiradio e Ermida).Esta,proporciona uma vista incrivel sobre o vale que separa a povoação de Ribeiradio, de Couto de Esteves.Atualmente, procura se investir na construção, possibilitando o erguer de edificios públicos que possam permitir a turistas ou mesmo o próprio português desfrutar futuramente de vistas incriveis sob o rio Vouga.

Serra do Ladário

Do ponto mais alto da Serra pode-se observar a Serra do Caramulo, a Serra de Montemuro, o vale do Vouga e toda a região circundante. Em dias de céu limpo chega-se a ver o mar e a ria de Aveiro. Neste sítio, existe também um marco geodésico e um posto de vigia.

Cruzeiro Monte do Cadafaz

Numa elegante elevação montanhosa sobranceira ao centro da freguesia de Ribeiradio e a nascente do Santuário de Nossa Senhora Dolorosa fica o Cruzeiro e Miradouro do Cadafaz.  Neste local de vistas maravilhosas sobre toda a freguesia, os mordomos que serviram na Festa da Senhora no ano de 1866 mandaram erigir um Cruzeiro em granito da região. Este Cruzeiro foi benzido em 2 de Setembro de 1866, por Provisão do Senhor Bispo de Viseu, D. António Alves Martins.  Em 1980, no local do Cruzeiro, foi construído um pequeno monumento em granito, bem enquadrado no local com um pequeno santuário para uma imagem da Senhora Dolorosa e encimado pelo Cruzeiro primitivo.  Passam alguns anos e em 1986, vai concretizar-se o que já era ideia assente em 1980: «Construir obra de maior vulto que fosse simultaneamente lugar de convívio, lugar de devoção e um Miradouro donde se pudessem contemplar as inúmeras maravilhas com que Deus contemplou esta região».  No Monumento ficou a imagem da Nossa Senhora, benzida em 1980 e uma Cruz luminosa com 6 metros de altura.