História

Ribeiradio fica situado no Vale de Lafões, atravessado pela EN16 Aveiro-Viseu e na fronteira entre o Concelho de Oliveira de Frades, o distrito de Viseu e, em grosso modo, a antiga província da Beira Alta.

A freguesia e constituida pelas seguintes povoações: Aidos, Alagoa, Aldeia, Aldeia de Cima, Barreiro, Belmonte, Calvário, Carreiro, Carvalho, Casal, Casal Bom, Enviande, Enxertada, Espindelo, Estação, Fundada, Fundo da Vila, Galegas, Gravô, Igreja, Ladário, Lameiro Longo, Moreira, Nogueira, Outeiro, Parada, Paredes, Passos, Pedre,Portela, Quinta do Ladário, Ramalhal, Roçadas, Sobeiros, Soma, Souto Maior, Talho, Torre, Valcouce e Vinhas.

O povoamento e disperso, com diversos aglomerados por toda a encosta da Serra das Talhadas, desde as zonas mais tipicamente montanhosas (Lameiro Longo, Paredes e Alagoa) aos locais situados na margem do Rio Vouga (Pedre, Torre, Casal Bom).

Este território foi ocupado desde há milénios, como comprova a existência de restos de um núcleo castrejo (do tempo dos Celtas) defendido por algumas linhas de muralhas, feitas de pedra miúda (o Castêlo), no lugar de Paredes, bem como de diversos achados arqueológicos nos lugares do Campanário e Igreja.